segunda-feira, 6 de abril de 2009

CICLO DE CINEMA "ABRE TU PUERTAS A LOS REFUGIADOS"


ABRE TU PUERTA A LOS REFUGIADOS
Cinema dos Direitos Humanos
Legendas em Espanhol

11/05 a 15/05/2009
FACULDADE DE ARQUITETURA
DEPARTAMENTO DE URBANISMO
GEDURB(GABINETE DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇAO EM URBANISMO)

AUDITORIO DA FACULDADE DE ARQUITETURA

12:00 ÁS 14:00
ENTRADA GRATUITA
Av. Sarmento Leite, 320 -

CEP 90050-170 - Porto Alegre - RS - Brasil





A situação mundial, marcada pela crescente violação dos direitos humanos, causando um aumento de refugiados e pessoas deslocadas. As vítimas da injustiça social, milhões de pessoas são forçadas a deixar o seu local de residência e vagueia precariamente em seu próprio país ou nos países de trânsito, para poderem aceder à alegada proteção Europa. Apesar do fato de que a cada ano mais pessoas fogem da perseguição na sua terra natal, como resultado do encerramento das fronteiras políticas dos países desenvolvidos nos últimos cinco anos o número de requerentes de asilo provenientes de acesso ao Europa caiu pela metade. Na Espanha, o governo concedido o estatuto de refugiado a 168 pessoas em 2006, das 5.257 pessoas foram capazes de pedir asilo.
Os números expressam-se através da crise o exercício do direito de asilo. Os espanhóis da Comissão para os Refugiados Ajuda (CEAR), e organizações não-governamentais para a defesa dos direitos humanos e direito de asilo, oferece espaço para a reflexão e discussão para conhecer a realidade do abrigo e as vítimas deste conflito situação, identificar os agentes e as causas das violações dos Direitos Humanos, as origens do conflito e descrever a situação atual e à luta contra a injustiça. Nós tentamos fornecer informações e contribuir para o estudo de questões como direitos humanos, migração, crianças vítimas de agressão, a escravidão, a liberdade de ideologia, a situação das mulheres, a discriminação racial, a liberdade de imprensa, a segurança e os conflitos no Oriente.Para realizar esta abordagem, propomos um primeiro instrumento, o cinema e o poder que tem de traduzir a realidade da ficção, para transmitir emoções e colocar o foco onde a denúncia é necessária.

Os temas serão introduzidos em primeira instância por um filme que trata diretamente a violação dos direitos humanos nos quais impacto em cada ocasião, o que reflete a denúncia que o autor quis destacar e começam a identificar os principais conflitos . Temos dado prioridade na seleção filmes, com acesso limitado a distribuição comercial e, portanto, são inacessíveis ao público. Eles também respondem a uma diversidade critério: são produtos de diferentes origens geográficas. Cinema africano, asiáticos, latino-americano ou europeu, abordando as questões a partir de diferentes aspectos e têm pouco conhecidos conflitos nos locais de origem, de primeira pessoa. A maioria destes filmes são menos favoráveis do que as circunstâncias, se não for urgência, e com parcos meios.

Os espanhóis da Comissão para os Refugiados Ajuda (CEAR) realiza a conscientização social em que o filme tem um papel essencial. Filme é uma ferramenta extremamente útil que nos permite enfrentar os frios números e dados sobre a imigração e os refugiados, e permite que os cidadãos a experiência quase-primeira pessoa realidades dos mundos sociedades e, por vezes, muito distante, mas antes que estamos envolvidos. O projeto é gerido por Villeta Aurea Ortiz, professor de história em cinema pela Universidade de Valência e responsáveis sensibilização CEAR PV. CEAR é uma ONG com quase 30 anos de existência, fundada em 1979, cujo objetivo é defender os direitos humanos dos refugiados e imigrantes. Hoje é a referência em matéria de asilo e refúgio. Está estabelecido na maior parte do espanhol Ilhas Canárias, Catalunha, País Basco, Extremadura, Andaluzia, Madrid e Valência. Entre os seus objetivos é necessário, por conseguinte, cuidados de enfermagem (jurídico, social, formação e emprego), como as tarefas de informação e consciência social. CEAR Fundação nasceu em 1997 com a intenção de realizar a ação para além das nossas fronteiras, falando sobre as origens e causas do deslocamento da população. Atualmente tem vários projetos na cooperação para o desenvolvimento e co-desenvolvimento na África.


Áurea Ortiz
Curadora





E-mail: @ aurea.ortiz cear.es
PROJETO DE EXTENSÃO
Coordenação Geral: Geraldo Costa
Colaboração e Apresentação : Claudia Paim
Coordenação de Apoio : Carlos Renato Siqueira Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário